Formatura do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou nesta segunda-feira (23), solenidade de formatura de mais sete turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas – CEPM. Cerca de 220 policiais militares concluíram o treinamento e agora estão aptos a desempenharem as atribuições e todas as funções de um raiano, como são conhecidos os militares que atuam no BPRaio .

Com uma carga horária de 278 horas/ aula e duração de aproximadamente 6 semanas, o treinamento para atuar no motopatrulhamento é ministrado por experientes profissionais do BPRaio e inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outras disciplinas que preparam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático da PMCE.

“Todo esse processo de aprendizado visa justamente capacitar o aluno para que ele possa operar satisfatoriamente nesse processo com a motocicleta, que é algo por demais difícil, dado que além dele fazer o policiamento convencional, ostensivo, ele vai ter que comandar a máquina, o “cavalo de aço”, como a gente costuma chamar”, explicou o comandante do Batalhão, coronel Francisco Márcio de Oliveira.

Estiveram também presentes na solenidade o Comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, o deputado federal, Cabo Sabino, o secretário executivo da Aesp, Nartan Andrade, a coordenadora de ensino e instrução da Aesp, tenente-coronel BM Roberta Barbosa Monteiro, comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário da PMCE, tenente-coronel Ronaldo José de Sousa da Silva e o subcomandante da Força Tática da Polícia Militar do Piauí (Picos), Tenente Joel Moura do Vale, além de instrutores e familiares dos formandos.

O Piauí foi representado pelos SDs PMs CARLOS e WANKLEBER, ambos da Força Tática de Picos e pelo Sd PM LIBERATO, que pertence a Força Tática de Simplício Mendes – PI. Todos agora detém o Título de Cavaleiro de Aço.